http://aprs.fi/ veja o site e procure o indicativo CU7AX http://srv1.intermar-ev.de/karte/karte.html http://www.findu.com/cgi-bin/winlink.cgi?call=CU7AX ver posição permanente do HEMINGWAY http://www.positionsreport.de/php/enterTrack.php?callSign=CU7AX
Segunda-feira, 24 de Março de 2008
DIÁRIO DE BORDO ACTUALIZADO E NOVO ARTIGO DO JORNAL DO PICO

20 de Março - 18h30
Posição 28º39S 88º17W.
Temperaturas: água=24,2ºC ar=23,3ºC.
Navega a motor, com velocidade média de 4 nós.
Vento de SE e ondulação de Sul com 2 metros.
Estava a 1124 milhas da ilha de Páscoa.
Tem lido livros de um amigo francês, cujo conteúdo diz respeito a Vanuatu e outras ilhas do Pacífico.
Muito bom tempo.
Nos últimos 7 dias não avistou nenhuma embarcação.

21 de Março - 19h00
Posição 27º40S 90º04W.
Temperaturas: água=24,6ºC ar=24,2ºC.
Tem vento de SE com 10 nós. Mar de pequena vaga, ondulação de SW.
Muito sol.

O almoço foi Atum Sta Catarina da ilha de S.Jorge com batata cozida. Amanhã será sopa
Hemingway.
Fez uma pequena revisão ao motor do barco. Diz Genuíno que está a trabalhar como um relógio Suiço.
Navega com o piloto de vento e as velas no ar.

22 de Março - 19h00
Posição 26º39S 92º03W.
Temperaturas: água=24,4ºC ar=25,5ºC.
Vento SE com 15 nós.
Estava a 930 milhas da ilha de Páscoa.
O livro que está a ler sobre Vanuatu e os povos do Pacífico tem sido deveras interessante.
Ontem apanhou alguns aguaceiros, mas rapidamente o sol volta.
Espera estar na ilha de Páscoa no final do mês se as condições se mantiverem.
Irá permanecer na ilha somente o tempo necessário para reabastecer e conhecer a impar história e monumentos típicos desta ilha.

23 de Março - 19h00
As condições de propagação não ajudaram no contacto via rádio. Muito ruído estático.

Dois Artigos de Jornal, o primeiro já havia sido publicado neste blog e o segundo artigo é novo.

Homens do Mar
Jornal do Pico - Março 2008

Temos seguido atentamente as diversas etapas do nosso velejador açoriano, picoense de nascimento, Genuíno Madruga na sua viagem à volta do mundo. Dá-nos um prazer imenso ler e reler o seu diário de bordo e as suas opiniões sobre os diversos lugares por onde tem passado. Só um homem como o Genuíno tem uma visão tão abrangente e vivaz sobre as pessoas e as terras já visitadas. Os pormenores que nos transmite, quer através do diário de bordo ou das entrevistas no programa da antena nove aos sábados, quer ainda das imagens que envia por e-mail elucidam-nos sobre todas as nuances da viagem. Desde os peixes apanhados nas primeiras etapas até às imagens captadas dum dos maiores pássaros do mundo, o albatroz, tudo nos faz chegar para que tenhamos um conhecimento perfeito do que se passa na viagem.

Pudemos acompanhar, quase em directo (só faltavam as imagens) a sua passagem pelo Cabo Horn, graças às tecnologias de comunicação existentes hoje, que nos permitem mesmo a esta distância mantermo-nos em contacto com o navegador.

Com este testemunho actual podemos ter uma ideia mais aproximada do que seria navegar nos mares da Patagónia há quinhentos anos, sem instrumentos fiáveis, com barcos de madeira frágeis, sem o auxílio dum motor, sem cartas de navegação, sem a ajuda do satélite, sem a companhia dos amigos através da rádio, telefone ou internet, enfim, sem nada.

Com esta proeza o Genuíno ajuda-nos a compreender a história da navegação e a história das descobertas, levadas a cabo por portugueses que, como ele, não se acomodaram no conforto dos seus lares mas partiram em busca do desconhecido, desafiando a natureza no seu âmago mais austero para que o mundo fosse conhecido por todos.

A têmpera dos homens do mar está entranhada no Genuíno. Tivesse ele vivido nos tempos áureos das descobertas e teria capitaneado uma das naus que levaram Vasco da Gama à Índia.

Rumando agora para a ilha de Páscoa depara-se pela frente 4000 milhas náuticas de Pacífico até às ilhas Marquesas na Polinésia. São mais de 6500 quilómetros em oceano aberto sujeito a grandes calmarias que foram há uns séculos um dos grandes inimigos dos navegadores.

Sempre tivemos uma grande admiração pelos “aventureiros”. Desde tenra idade e apesar da pouca comunicação com o mar devido à localização geográfica da freguesia onde fomos criados, sempre vimos com interesse os pequenos veleiros que cruzavam os mares da ilha das Flores em busca de porto seguro, depois de longos dias a atravessar o Atlântico. A principal rota das terras da América ou do Canadá para a Europa passa necessariamente pelas Flores, não fosse esta ilha a ponta mais Ocidental da Europa. Embora a maioria dos iates demandasse o porto da Horta, não raras vezes, para abastecimento ou para descanso a ilha das Flores apresentava-se como um oásis no meio do Atlântico.

Tivemos oportunidade de conhecer alguns “lobos-do-mar” mas houve um que nos impressionou duma forma especial: Já nos anos oitenta, estávamos em Santa Cruz, quando tivemos conhecimento dum solitário que demandava o porto para descanso e apressámo-nos a ajudá-lo a entrar no difícil porto das Poças. Deparámo-nos com um homem de cerca de sessenta anos, com um barco grande, não posso precisar o comprimento, mas seria um pouco maior que o Hemingway, com dois mastros. O skipper solitário, tinha uma particularidade, não tinha uma mão, provavelmente perdida em acidente do mar já que a sua profissão, da qual já se reformara, fora comandante da marinha mercante inglesa. Com uma habilidade indescritível, como pudemos observar posteriormente na viagem que com ele fizemos das Flores até ao Faial, o homem manejava todo o velame do barco apenas com uma mão. A viagem até à Horta demorou vinte cinco horas e foram seis os tripulantes a quem ele ofereceu o passeio. Da aventura, nunca nos esquecemos e do capitão apenas fixamos o seu primeiro nome: Jack.

José Costa
In “Jornal do Pico"
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BOA VIAGEM, GENUÍNO

Jornal do Pico - Agosto 2007 

É com um misto de inveja (saudável) e nostalgia que vemos partir para uma viagem à volta do mundo o grande navegador picaroto Genuíno Madruga e o seu fiel companheiro, Hemingway.

Já era grande a admiração que tínhamos pelo Genuíno, mas agora redobrou com a demonstração de coragem que ele nos faz, ao iniciar esta segunda viagem, com uma rota diferente e, pelos vistos, bem mais exigente que a primeira. A escolha de passar o Cabo Horn, de leste para Oeste, evidência só por si que estamos perante um homem do mar. Um homem bem igual àqueles que alguns séculos atrás se atreveram a descobrir novos mundos para Portugal.

Lamentamos não ter estado na partida das Lajes do Pico, tal como estávamos na chegada à Horta, aquando da primeira viajem, mas os afazeres não nos permitiram assistir a essa histórica partida, no entanto, acompanhámos, via rádio, tudo o que se passou naquela tarde de sábado.

Por diversas vezes ouvimos a pergunta: o que leva o Genuíno a fazer uma segunda viagem de circum-navegação? Nós responderíamos: nada! O Genuíno não tem que provar nada a ninguém, não necessita de prestígio porque já o tem, já conhece algumas das paragens por onde vai passar, se quisesse conhecer outros lugares por esse mundo fora, facilmente se meteria num avião e rapidamente chegaria a qualquer destino, portanto não há resposta para aquela pergunta. Está no ser da pessoa, no seu espírito aventureiro, na vontade de conhecer o mundo mas duma forma diferente. O Genuíno não é um turista de hotel. É um homem ávido de saber e para isso segue o seu instinto e vai ao âmago das questões, não se fica pelos livros e pelas fotografias para estudar a forma de viver dos outros povos, vai lá pelos seus próprios meios e se quiser demora-se o tempo que for necessário para compreender o que acha que deve compreender.

Pelo que temos lido sabemos que o Cabo Horn, não é "pêra doce", as tempestades que por ali se fazem sentir, a proximidade da Antárctica, os errantes icebergues, o frio, os ventos fortíssimos, as constantes mudanças de condições meteorológicas serão obstáculos que o Genuíno, com a ajuda preciosa do Hemingway, ultrapassará da mesma forma que Fernão de Magalhães ou Charles Darwin o fizeram nas suas viagens.

A imensidão do Oceano Pacifico será também uma das provas mais duras para o navegador, mas a sua persistência não tem barreiras e as eventuais calmarias serão vencidas da mesma forma que as tempestades.

Os sistemas de navegação que agora utilizamos são incomparáveis com os que utilizaram os nossos antepassados, no entanto isso não invalida que tenhamos os conhecimentos náuticos necessários para, em caso dos actuais aparelhos se avariarem, continuarmos a viagem, sem percalços de maior, e esses conhecimentos tem-nos o Genuíno, não fosse ele o homem que, segundo afirmou em entrevista o seu colega de Liceu, Dr. Fernando Meneses, actual Presidente da Assembleia Legislativa Regional,  abandonou os estudos para se dedicar por inteiro à pesca e ao mar. Pioneiro que foi na modernização da frota pesqueira nos Açores, já demonstra por si só que é um homem de horizontes largos e provou que ser pescador não é necessariamente pertencer a uma classe menos culta, conforme durante muitos anos se queria fazer crer.

Depois da primeira viagem e com o complemento desta segunda que agora se iniciou, o Genuíno Madruga será possivelmente uma das pessoas mais viajadas dos Açores. Os conhecimentos e a cultura adquiridos farão dele uma pessoa indicada para palestras ou colóquios onde partilhará connosco, como pensamos que gosta de fazer, todas as suas experiências quer nas dificuldades de navegador solitário, contando apenas com ele próprio, quer na convivência que terá junto dos povos que visitar.

É um motivo de orgulho termos entre nós um homem com tamanha grandeza, podermos conversar com ele, questioná-lo sobre as suas viagens e obtermos as respostas sem necessitarmos de terceiros para chegarmos ao contacto. O Genuíno está ali, na sua humildade e não distante e arrogante com alguns que, por qualquer feito insignificante, já se auto-consideram donos do mundo.

Desejamos de todo o coração uma boa viagem, cheia de bons ventos ao Genuíno Madruga e lá estaremos, em S. João, pelo Espírito Santo de 2009, para lhe dar as boas vindas.

José Costa
In "Jornal do Pico"

 



publicado por www.youtube.com/malgatodemateus às 18:30
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