http://aprs.fi/ veja o site e procure o indicativo CU7AX http://srv1.intermar-ev.de/karte/karte.html http://www.findu.com/cgi-bin/winlink.cgi?call=CU7AX ver posição permanente do HEMINGWAY http://www.positionsreport.de/php/enterTrack.php?callSign=CU7AX
Sábado, 19 de Abril de 2008
EDIÇÃO Nº.-38 DO PROGRAMA "POR TODO O MUNDO-NA ROTA DOS AVENTUREIROS TEXTO E DIÁRIO DE BORDO

Este sábado, no programa de rádio POR TODO O MUNDO - NA ROTA DOS AVENTUREIROS, escute as impressões de Marco Dutra, webmaster deste site, sobre Cabo Verde, país que visitou recentemente e onde o veleiro "Hemingway" fez escala em Setembro do ano passado, no início da segunda viagem de circum-navegação de Genuíno Madruga. Nesta edição também se vai falar àcerca das ilhas Marquesas, ouvir-se-á música da Polinésia Francesa e contactar-se-á, em directo, para o Oceano Pacífico, escutando, de viva voz, o navegador açoriano... Tudo, em emissão ON-LINE, no endereço http://www.radiolumena.com/ , a partir das 11:00 horas (fuso dos Açores).´

*PRIMEIRA HORA*:

Genuíno Madruga navega para as ILHAS MARQUESAS na POLINÉSIA FRANCESA, a seguir á POLINÉSIA FRANCESA, Genuíno Madruga rumará para a AUSTRÁLIA. Em estúdio esteve Marco Dutra, Radioamador do grupo de apoio nesta segunda viagem de circum-navegação de Genuíno Madruga, e que recentemente esteve em Cabo Verde e fêz referência ás baías que lá existem que segundo informou são fantásticas. Disse também que em Cabo Verde notou haver facilidade em encontrar produtos portugueses , como por exemplo refrigerantes, mas reparou em haver muito pouco investimento de Portugal em Cabo Verde. Segundo palavras de Marco Dutra, também é possível ver os canais das estações de televisão portuguesas em Cabo Verde. Na INTERNET, Genuíno Madruga já consegue escrever na página http://www.genuinomadruga.com/ graças a um programa informático e de estações em rede mundial de INTERNET, o que permite que Genuíno Madruga escreva e coloque fotos na página de INTERNET. As comunicações via RADIOAMADOR efectuadas por Marco Dutra e por José António Mourinho, tem sido dificultadas devido á propagação que não é muito boa devido á longa distância em que Genuíno Maduga se encontra em relacção ao Arquipélago dos Açores e também devido ao baixo nível solar que tem dificultado as comunicações via-rádio.

*SEGUNDA HORA*:

O canal de televisão TV5 MONDE EUROPA que transmite VIA-SATÉLITE com acesso por ANTENA PARABÓLICA com RECEPÇÃO DIGITAL E ANALÓGICA, fez esta semana cinco reportagens num total de duas horas de emissão sobre o local onde Genuíno Madruga se encontra a 19 de Abril de 2008, nas ILHAS DO PACÍFICO.

Em estúdio, esteve a senhora Beatriz Madruga, esposa de Genuíno Madruga, que fêz os comentários sobre estas ILHAS DO PACÍFICO e comentou a reportagem do canal TV5 MONDE EUROPA. O canal RTP-ÁFRICA que também faz a sua transmissão VIA-SATÉLITE, está a passar repetidamente uma vez por semana, o programa referente á primeira viagem de circum-navegação de Genuíno Madruga que decorreu entre os anos 2000 e 2002.

*CONTACTO COM O NAVEGADOR*

Ás 04:35 da madrugada, hora local da localização do Veleiro Hemingway, 12:35 no Arquipélago dos Açores, Genuíno Madruga navegava numa velocidade de 130 milhas por dia nesta fase da viagem. O navegador disse que fará tudo para estar na Samoa no dia 01 de Junho de 2008, mas tem ainda algumas paragens a fazer antes de lá chegar. Avistou pela primeira vez desde que entrou no Oceano Pacífico um cardume de peixes e passaram dois navios pelo Hemingway. Alguma ondulação e aguaceiros esta semana, mas bom tempo na hora do contacto que foi feito no exterior do veleiro Hemingway para facilitar a propagação via telefone-satélite.Genuíno Madruga fez referência também ao pouco tempo de dormir nesta fase da viagem que foi no máximo 3 horas seguidas. No momento do contacto para o PROGRAMA DE RÁDIO, as coordenadas do veleiro HEMINGWAY eram: 12 GRAUS e 49 MINUTOS-SUL, e 49 GRAUS e 08 MINUTOS-OESTE. De salientar ainda, que no momento do contacto para o PROGRAMA DE RÁDIO, ouvia-se perfeitamente o som das ondas do mar a bater no casco do veleiro HEMINGWAY.

Algures no Pacífico Sul
10 Abril de 2008

O Oceano Pacífico situa-se entre a Austrália a Oeste e o Continente Americano a Leste. Sendo o maior de todos os Oceanos deste nosso Mundo, estende-se, também, para Norte e Sul até às águas geladas do Árctico e da Antártida. Lá para Sul, onde o Hemingway navegou, é tudo menos pacífico! Por lá passam, de Oeste para Leste, baixas pressões e respectivas frentes que, quase sempre, com ventos fortes, mar bastante agitado e ondulação alta, chuvas intensas e constantes, nevoas, neve e granizo, fazem daquelas paragens um dos locais, ou talvez o local, de mais difícil navegação deste nosso Planeta. Passado que foi o Cabo da ilha de Hornos, o Hemingway, conforme previsto, teve que se defrontar com as mais duras condições de navegação. Passamos pela Patagónia, vimos o Mundo tal como ele era há milhões de anos. Encontramos pescadores que me ofertaram mariscos. Recebemos as boas vindas e amizade de ilhéus ou de outros que por aquelas paragens sabem o quanto vale um simples ' bom dia seja bem-vindo'.
Agora, navegamos neste pacífico Oceano, com os alísios, de dia com este Sol que sempre aparece neste mar lá para Leste, e 'mergulha' para Oeste, de vez em quando com a presença de alguma ave do paraíso (certamente perdida na imensidão). À noite, por companheira, temos a Lua (quando há) e milhares de estrelas. À superfície poucos peixes voadores, assustados com a presença deste 'intruso' fogem pelo ar como se, na verdade, por momentos pudessem escapar a algum voraz predador. Mais abaixo, nas profundezas quantos dilemas de vida e de morte? Sim, de vida e de morte porque neste meio não há lugar para os fracos, ou se quisermos, os menos bons servem sempre de alimento aos mais fortes, e assim segue a vida onde tudo se transforma.
Na verdade, e por incrível que me possa parecer, desde a costa Chilena que não pesco um peixe, à excepção daqueles que apanhei junto à Ilha de Sala e Gomez. Este Pacífico, sem peixe, sem aves, sem toninhas ou outros golfinhos, depredado pelas redes dos  arcadores ou de emalhar de deriva, urge que se tomem medidas de protecção aos tunideos e outras espécies (golfinhos e outros) que se adoptem medidas enérgicas sancionatórias da pesca ilegal e daquelas que, nestes últimos anos, contribuiram para esta autêntica desgraça. Onde estão, ou melhor, onde estiveram aqueles que impuseram observadores a bordo das traineiras Açorianas da pesca do atum? Como pescador, ainda não decidi o que farei com algum atum que por ventura fique preso numa das linhas que há milhares de milhas levo de currico sem nada apanhar. Será que o apanho e como ou o devolvo ao Pacifico?
A bordo do Hemingway, algures no Pacifico Sul.
Genuíno Madruga

Diário da 7ª Etapa
Ilha de Páscoa - Polinésia Francesa

4 Abril 2008
Caros amigos
Amanhã, sábado, 5 de Abril de 2008, bem cedo, ao rasgar da manhã, sigo viagem com destino a Ilhas Marquesas, já minhas conhecidas. Nesta ilha da Páscoa, que para os da Polinésia é RAPA NUI, fui muito bem re
cebido.

6 Abril 2008 - 18h00 UTC
Latitude: 24.17 Sul
Longitude: 111.05 Oeste
Vento. Norte 10 nós
Rumo: 330
Velocidade: Variavel entre os 2 e 6 nos
Distancia ate ilhas Marquesas; 1817 n/m
Estado do mar: pequena vaga, ondulaçao Sul 1 mt.
Estado do tempo. Ceu descoberto por vezes nublado com aguaceiros esporadicos
Temp ar: 28 graus
temp.agua. 25.8 graus
Pesca. nada
Apreciaçao geral: Bom tempo com vento Norte (devia ser os alizios de SE)
alguns aguaceiros, nada de avistar aves ou peixes voadores. Autentico "deserto"
Para almoço: Batata branca com atum da COFACO

7 Abril 2008 - 21h00 UTC
Latitude: 23.14 Sul
Longitude: 112.04 Oeste
Rumo: 300
Velocidade: 3 a 4 nós
V4ento; NE fraco ( 5/6 nos)
Estado do mar: Encrespado
Estado do tempo: Ceu descoberto com raras nuves
temp ar: 28, 6 graus
temp agua: 26,2 graus
ocorrencias: Reparaçao da bomba de agua salgada do motor (substituiçao de retentor)
Almoço: Atum salgado com batatas branca
Alguma dificuldade em estabelecer comunicaçoes devido a deficientes condiçoes de propagaçao das ondas electro-magneticas
Desde Pacifico Sul, a bordo do Hemingway com destino a Ilhas Marquesas
Genuino Madruga

8 Abril 2008 - 16h00 UTC
Latitude: 22.48 Sul
Longitude: 113.01 Oeste
Rumo 300
velocidade: 4 Nos
Vento; ENE 7 nos
Temp ar: 28.7 graus
Distancia ate Ilhas Marquesas: 1686 milhas
Estado do mar: encrespado
Estado do tempo: Ceu limpo com raras nuvens
Nada de pescaria
Avistados alguns peixes voadores
Desde Hemingway, Pacifico Sul
Genuino Madruga

9 Abril 2008 - 14h00 UTC
latitude: 21.55 Sul
Longitude:114.10 oeste
velocidade: variavel entre 2 e 4 nós
Rumo: 310
Distancia ate ilhas Marquesas: 1605 milhas
Vento: E 5 nós
Estado do mar: encrespado com ondulaçao de SE 2 mts
Temp Agua: 26.1 graus
Temp ar: 28.2 graus
Estado do tempo: Ceu descoberto com raras nuves
Apreciaçao geral: Bom tempo
Almoço: Sopa Hemingway
Desde Hemingway, Pacifico Sul
Genuino Madruga

10 Abril 2008 - 16h00 UTC
latitude:20.55 Sul
longitude: 115.13 Oeste
rumo: 290
velocidade: 4 nos
vento; Leste 5 nos
estado do mar: encrespado c/ondulaçao SE 1 mt
Estado do tempo: Ceu descoberto com raras nuvens
apreciaçao geral: Bom tempo com Sol e temperatura a subir
pesca: Nada
ocorrencias: avistados alguns peixes voadores, leitura , preparaçao de postais
para serem enviados das ilhas Marquesas, escrita.
Desde Hemingway, Pacifico Sul
Genuino Madruga

11 Abril 2008 - 14h00 UTC
latitude: 19.59 Sul
Longitude: 116.16 Oeste
Rumo: 315
Velocidade: 3 nos (motor)
Distancia ate I.Marquesas: 1452 milhas
Vento: Sem vento
Estado do mar: encrespado
Estado do tempo: Ceu limpo por vezes encoberto com aguaceiros
Apreciaçao geral: Bom tempo com alguns aguaceiros dispersos
Pesca: nada
Ocorrencias: montagem do toldo protector do Sol e que tambem serve
para recolha de agua da chuva
Para almoço: Peixe salgado cosido com batatas
Desde Hemingway, Pacifico Sul
Genuino Madruga

12 Abril 2008 - 16h00 UTC
Latitude: 19.04 Sul
Longitude: 117.45 Oeste
vento: 5 nos Sul
Velocidade: 3 nos
rumo: 300
Estado do tempo: Ceu nublado com algumas abertas. Aguaceiros dispersos
estado do mar: pequena vaga/encrespado
temp ar: 29.5 graus (a)
temp agua: 27 graus (a)
Apreciaçao geral: Bom tempo com alguns aguaceiros. Tempo tipico das regioes tropicais
Pesca: nada
ocorrencias: avistadas 2 aves do paraizo
Desde Pacifico Sul
Genuino Madruga
a) Temp. referente ás 15h00 Z de ontem

13 Abril 2008 - 16h00 UTC
latitude:18.13 Sul
longitude: 119.38 Oeste
rumo: 290
velocidade: 6 nos
vento : S/SE 15 nos
estado do mar. pequena vaga c/ondulaçao SE 1 mt
estado do tempo. Céu nublado com abertas
Apreciaçao geral: Bom tempo com vento favoravel
ocorrencias: fim da tarde de ontem feito pao de trigo
avistados cardumes de peixes voadores
barometro continua descendo.
Desde Pacifico Sul a bordo Hemingway
Genuino Madruga

14 Abril 2008 - 16h00 UTC (08h locais)
latitude: 17.19 Sul
longitude: 121.10 Oeste
rumo: 300
velocidade: 3,5 nós a motor
distancia a ilhas Marquesas: 1134 milhas
temp agua: 26.7 graus (a)
temp ar: 27.8 graus (a)
vento. variavel fraco
estado do mar: encrespado c/ondulaçao SE 1 mt
estado do tempo: Ceu descoberto com raras nuvens
apreciaçao geral: Bom tempo, Sol e mar calmo.
ocorrencias: Durante a noite pescados 2 peixes parecidos peixe espada preto os dois ao mesmo tempo e com o mesmo anzól!
Passado que foi o meridiano 120 W menos 1 hora (agora 8 a menos) isto em relaçao
ao tempo Universal UTC.
Para almoço; peixe "espada" frito com arroz
Desde Pacifico Sul, a bordo Hemingway
Genuino Madruga
a) temp referentes ás 15 horas locais de ontem

15 Abril 2008 - 16h00 UTC
latitude:16.33 Sul
longitude: 122.14 Oeste
rumo: 300
velocidade: 4 nos
vento: Leste 5 nos
estado do mar: encrespado c/ondulaçao de SE 2 a 3 mts
estado do tempo: ceu encoberto com raras abertas
temp ar 28.8 (a)
temp agua: 27.5 (a)
apreciaçao geral: Bom tempo, vento fraco, temperatura a subir
ocorrencias: detectado navio a 21 milhas que passou a 1,5 de Hemingway
nome:HANSA VISBY
Velocidade: 21 nos
Rumo: 65
Desde Hemingway Pacifico Sul
Genuino Madruga

16 Abril 2008 - 00h30 UTC
Acerca dos dois peixes "espada":
Passado dia 14 pesquei, com um só anzol e ao mesmo tempo, dois peixes, em tudo parecidos com o peixe espada preto.
Corpo comprido, esguio, devidamente adaptado para suportar grandes pressões e, tambem, com ajuda de barbatanas dorsais e peitorais poder ter boa mobilidade; cor preto brilhante, porquanto assim pode passar despercebido a algum predador, desprovido de escamas, olhos grandes (característica dos peixes que vivem em grande profundidade), cabeça grande, assim como a boca bem provida de dentes grandes e afiados, apropriados para caçarem e prenderem qualquer presa. Esta espécie efectua deslocações nocturnas, desde a profundidade a que vivem, onde escasseia o alimento, até à superficie do mar, na qual há maior quantidade de alimento. Ao contrário de abróteas, chernes etc. que, uma vez à superficie, morrem devido à grande diferença de pressão, ficando a flutuar, estes peixes "espada" estão devidamente adaptados para suportarem essas enormes diferenças, não sendo, portanto, afectados. Foi numa dessas viagens
à superficie que dois destes vorazes peixes "comeram" a amostra e respectivo anzol que eu havia construído. Um comeu, mas como a amostra era suficientemente grande, ficou um pouco fora da boca, o que de imediato fez com que outro maior "comesse" a parte que o primeiro não conseguiu "comer", ficando os dois presos no mesmo anzol!
Desde Pacifico sul, a bordo do Hemingway
Genuino Madruga

16 Abril 2008 - 16h00 UTC
latitude: 15.50 Sul
longitude: 123.24 Oeste
rumo: 305
distancia ate I.Marquesas: 980 milhas
velocidade: 4,5 nos
vento: ENE 8 a 10 nos
estado do mar: pequena vaga c/ondulaçao SE 3 mts
estado do tempo: ceu encoberto c/possibilidade de aguaceiros
temp ar (a) 28 graus
temp agua (a) 27.4 graus
apreciaçao geral: bom tempo embora com ceu nublado e possibilidade de aguaceiros isolados
ocorrencias: ontem final da tarde avistado pequeno cardume de atum
avistadas algumas aves (garajaus pretos e 1 fragata)
nada de pescaria
Desde Pacifico Sul
Genuino Madruga

17 Abril 2008 - 16h00 UTC
latitude: 14.34 Sul
longitude: 125.05 oeste
rumo: 310
velocidade: 5,5 nós
vento: leste 12 nós
estado do mar: pequena vaga c/ondulaçao SE 2 mts
estado do tempo: Ceu descoberto com algumas nuvens
apreciaçao geral: Bom tempo e vento alizios caracteristico desta latitude.
no mar ondulação resultado da passagem de frentes cerca de 3000 milhas a Sul
ocorrencias: avistados raros peixes voadores
registo presença de corrente de Oeste para Leste c/velocidade aproximada 0,5 nos
Desde Pacifico Sul a bordo Hemingway em viagem de ilha de Pascoa com destino a Marquesas
Genuino Madruga

18 Abril 2008 - 16h00 UTC
LATITUDE: 13.21 Sul LONGITUDE: 126.57 Oeste RUMO: 290 VELOCIDADE: 6 nós VENTO: ESE 18 nós
ESTADO DO MAR: pequena vaga /cavado c/ondulaçao SE 2 mts
ESTADO DO TEMPO: Ceu encoberto alguns aguaceiros dispersos
APRECIAÇAO GERAL: tempo variavel caracteristico das regioes tropicais
OCORRENCIAS: pescado outro "peixe espada" durante a noite presença de algumas toninhas
Desde Pacifico Sul, quando faltam 743 para Ilhas Marquesas
Genuino Madruga

 Para converter milhas em km veja este link

Rota Prevista
Açores - Cabo Verde - Brasil - Uruguai - Argentina - Cabo Horn (Chile) - Chile - Ilha de Páscoa - Polinésia Francesa - Samoa - Fiji - Austrália - Timor - Indonésia - Maurícias - Madagascar - África do Sul - Ilha Sta Helena - Açores

 

 

 

 



publicado por www.youtube.com/malgatodemateus às 16:50
link do post | comentar | favorito

DESAPARECEU
pesquisar
 
Dezembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

VOLTA AO MUNDO de Armindo...

Atenção às erupções solar...

GENUÍNO ALEXANDRE GOULART...

JESSICA WATSON AUSTRALIAN...

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA C...

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA C...

RÁDIO NACIONAL - RÁDIO PÚ...

COMO DAR A VOLTA AO MUNDO...

EDIÇÃO Nº.- 100 ÚLTIMO DA...

VELEIROS PARA VENDA http:...

arquivos

Dezembro 2017

Março 2015

Maio 2011

Junho 2010

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub